terça-feira, 24 de novembro de 2009

MOMENTOS MARCANTES!!!!!!!!!!





ATIVIDADES REALIZADAS NA CULMINÂNCIA DO PROJETO

Oficina de Máscaras- Profª. Silvana e Crislandia
Apresentação da Batucada- Pro Jovem
Oficina de Capoeira - Resp. João Varela
Salão Beleza Negra - Cabeleleira Lu e a Prof. Adriana Cid
Palestra - Sala de Multimídia
Palestrante- Prof. Tarciso Martins
Oficina de Máscaras

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RESULTADOS ESPERADOS



Ao finalizarmos este projeto esperamos que os alunos adquiram diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres , o desenvolvimento de valores – conceitos e procedimentos e a apropriação de novas aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
No final, sempre com a orientação dos professores, os alunos deverão organizar os conhecimentos que adquiriram, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc. E durante essas atividades várias atitudes e valores éticos e humanos que podem ser trabalhados para a consolidação do conteúdo em estudo.
Montaremos uma exposição com os materiais coletados e produzidos pelos alunos, bem como apresentações artísticas e culturais existentes no município e palestras a serem apresentadas no dia da consciência negra na referida escola para toda a comunidade escolar.


PROGRAMAÇÃO:
Esta programação será realizada em cada turno da escola envolvendo todas as turmas e participação integral de todos os alunos.
• PALESTRAS :
 Consciência Negra ( o que é )
 Trabalho e Inclusão
 Preconceito
 Sistemas de Cota
• APRESENTAÇÕES DA ARTE NEGRA:
 Maracatu
 Capoeira
 Candoblé
 Danças
 Pinturas
 Batucada
• DESFILE DE ROUPAS E ADORNOS AFRICANOS:
 Colares
 Roupas
 Cabelos
 Braceletes

• EXPOSIÇÃO DE COLAGENS, PAINÉIS, PALAVRAS, CONTOS E MITOS AFRO-BRASILEIROS.
MERENDA PARA TODA A ESCOLA ENVOLVENDO A CULINÁRIA AFRODESCENDENTE.


HISTÓRIA - • Descobrir as manifestações culturais afro brasileiras e africanas no Brasil e no nosso município.

LINGUA PORTUGUESA- Produções textuais ( redações, poesias , pesquisas) promovendo em nossos educandos uma reflexão sobre o que é de fato a “Consciência Negra”.

JUSTIFICATIVA


O assunto abordado pelo projeto é a educação para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente do respeito à diversidade humana e a extinção do racismo e do preconceito, objetivamos buscar com esse trabalho as nossas próprias raízes e a herança biológica e cultural trazida pela influencia africana. Iniciamos nossos trabalhos com a exibição de filmes e a partir dos mesmos abordarmos os vários tipos de preconceitos existentes em nossa sociedade e principalmente a aceitação e a valorização da própria identidade, estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.